Nome hoje desconhecido do grande público, nasce em Nova Jérsia filho de abastada família de imigrantes judeus alemães e estuda engenharia mecânica
na Alemanha, ofício que não lhe interessava particularmente. Era, segundo parece, mais avistado na ópera, nas pistas de corridas de cavalos e na companhia de jovens senhoras de condição menos afortunada, do que nos corredores da faculdade. Uma educação clássica, portanto.
Acaba por tirar um curso de fotografia com o renomado fotoquímico Hermann Vogel e assim paralelamente aos estudos e à boémia, torna-se fotógrafo amador irreprímivel, viajando e fotografando pela europa fora.
Regressa aos Estados Unidos em 1890 já com fotos premiadas e ensaios publicados, para continuar uma carreira que abarcou mais de 50 anos dedicada sobretudo à causa fotográfica. De um feitio peculiar, ainda jovem aceita um negócio de uma casa fotográfica que o pai lhe pôe à disposição, mas perfecionista como poucos exigia que todas as impressões saídas da sua casa fossem de uma qualidade imaculada. Pagava aos seus colaboradores em conformidade e como tal o negócio foi de curta duração.
A Encyclopedia of Photography arranca a entrada com o seu nome dizendo, "Tivesse Alfred Stieglitz nunca tirado uma fotografia e ainda seria considerado uma das mais perenes influências da vida cultural americana do período pré 2ª Guerra Mundial." O tom é justificado, pois o homem, (que em 1924 se casa em segundas núpcias com Georgia O`Keeffe), para além de fotógrafo teve uma atividade frenética como galerista, editor e divulgador.
Georgia O`Keeffe por Alfred Stieglitz, 1918
Enquanto fotógrafo, a sua obra é preciosa. Em 1922 Stieglitz declara ao que veio; "O meu propósito é fazer fotografias que se pareçam tanto com fotografias (i.e. em vez de pintura, gravura etc), que a não ser que o observador tenha olhos e veja elas não serão vistas - e ainda assim ninguém esquecerá tendo olhado para elas uma vez sequer."
obsessão"
Faz parte deste manifesto de intenções a sua longa e famosa série de fotografias de nuvens, "Equivalents", bem como os retratos, estudos de Georgia O`Keeffe e vistas de Nova Iorque que ocuparam os seus últimos anos.
Um espirito renascentista, instrumental para a emancipação e afirmação da fotografia. Talvez seja mesmo o homem a quem ela mais deve.
Fontes; Encyclopedia of Photography, ed. Internacional Center of Photography; Beaumont Newhall, The History of Photography ;
Camera Work, the complete photographs, ed. Taschen; Wikipedia; John Swarkovsky, entrada na Enciclopédia Britânica
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