16.8.09

Dos bons ventos dos casamentos.



Da esquerda para a direita; Luis Lorenzo Gallego, Danny Tam, Andrew Maccoll e João Carlos.


O corpo da produção fotográfica faz-se naturalmente através das contribuições de multidões de anónimos, dispersos por uma miriade de registos. Os por vezes irónicamente chamados "Bodas & Baptizados", são os representantes de um dos géneros mais perenes, com enorme contribuição para a construção do edificio da coisa fotográfica.
Depois de anos de relativo imobilismo em que a estética oscilava entre um academismo acabado e um pictorialismo kitsh á lá David Hamilton, o género, um dos que mais acompanha a evolução das sociedades, têm-se vindo a renovar. Ao incorporar referências visuais importadas dos campos do fotojornalismo (muito popular entre nós) e da moda, ganhou um novo folego com grande aceitação pública e assinaláveis proventos para os autores.
Sem nunca ter sido practicante, é um género que observo com gosto, sobretudo porque se destina a celebrar a vida, fixando momentos de uma felicidade ritualizada, que em alguns casos até é (lamentávelmente) o melhor momento de um casamento...

Para melhor ilustrar este post convido o leitor a visitar aqui a galeria de fotógrafos que a Hasselblad selecionou, para a edição 2009 dos seus prémios de excelência fotográfica "Victor", na categoria de "Wedding and Social".

E aonde está presente (ligeiramente off topic) o notável talento de João "Milkman" Carlos, fotógrafo Luso, cidadão do mundo e autor de multifacetada e estimulante produção.

Bons ventos e bons casamentos.

2 comentários:

  1. Obrigado pela Nota :)

    um abraco

    joao carlos


    http://milkmanstudionyc.blogspot.com

    http://www.hasselblad.com/masters-2009/weddingsocial---joao-carlos.aspx

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar